terça-feira, 9 de junho de 2009

SAMUEL: o menino que ouvia a voz de DEUS


O menino que ouvia a voz de Deus - 1Sm 3.1-21

Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o SENHOR. Naqueles dias poucas mensagens vinham do SENHOR, e as visões também eram muito raras. Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto. Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. Então o SENHOR Deus chamou: —Samuel, Samuel! —Estou aqui! —respondeu ele. Então correu para onde Eli estava e disse: —O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: —Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel voltou. Então o SENHOR Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi aonde estava Eli e disse: —O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli tornou a responder: —Eu não chamei você, filho. Volte para a cama. Samuel não o conhecia SENHOR pois o SENHOR ainda não havia falado com ele. Aí o SENHOR chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse: —O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o SENHOR quem estava chamando o menino e ordenou: —Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo está escutando!” E Samuel voltou para a cama. Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: —Samuel, Samuel! —Fala, pois o teu servo está escutando! —respondeu Samuel. E o SENHOR disse: —Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados. Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado. Samuel ficou na cama até de manhã. Aí se levantou e abriu os portões da área da Tenda Sagrada. Ele estava com medo de falar com Eli sobre a visão que havia tido. Mas Eli o chamou: —Samuel, meu filho! —Estou aqui! —respondeu ele. —O que foi que Deus lhe disse? —perguntou Eli. —Não esconda nada de mim. Deus o castigará severamente se você não me contar tudo o que ele disse. Então Samuel contou tudo, sem esconder nada. E Eli disse: —Ele é Deus, o SENHOR. Que ele faça tudo o que achar melhor! E Samuel cresceu. O SENHOR estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. Assim todo o povo de Israel, do norte ao sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do SENHOR. O SENHOR continuou a aparecer em Siló, onde havia se revelado a Samuel e falado com ele. E a palavra de Samuel era respeitada por todo o povo de Israel.

6 comentários:

danielle disse...

eu estou amando esse blog, mas não encotrei historias para eu contar no teatrinho de fantoches? vc teria a da arca de Noé?
obrigada!

coisa de criança disse...

deixe seu email dani que eu mando

jessica disse...

olá amei o seu site eu irei usar a historia de samuel em uma peça de teatro kids grande beijo shalon. eu sou da igreja batista aguas purificadoras na cidade de Alagoinhas/ bahia

Roseli Amaral disse...

A paz do senhor querida irmã, amei conhecer seu blog. Gostaria muito de receber sua ajuda, pois estou começando agora trabalhar na obra de Deus no departamento infantil. Se possivel me envie algumas dicas de como começar.
Que Jesus te abençõe ricamente sempre.
roseliamaralgpi@hotmail.com


renatamelo03 disse...

olá shalom como vai? SOU A RENATA, olha primeiro gostaria de parabenizar seu site, tem nos ajudado muito.Nós vamos montar uma rede de crianças com teatro e fantoche, eo tema é sobre SAMUEL O MENINO QUE OUVIU A VOZ DE DEUS.
Sabe eu gostaria de saber se você tem histórias de fantoche sobre o Samuel, estive lendo o texto, mas você tem em história de fantoche? meu e mail é: renata_iti@hotmail.com

se você puder me ajudar, FICARIA MUITO FELIZ QUE DEUS LHE ABENÇOE MUITO

renatamelo03 disse...

olá shalom como vai? SOU A RENATA, olha primeiro gostaria de parabenizar seu site, tem nos ajudado muito.Nós vamos montar uma rede de crianças com teatro e fantoche, eo tema é sobre SAMUEL O MENINO QUE OUVIU A VOZ DE DEUS.
Sabe eu gostaria de saber se você tem histórias de fantoche sobre o Samuel, estive lendo o texto, mas você tem em história de fantoche? meu e mail é: renata_iti@hotmail.com

se você puder me ajudar, FICARIA MUITO FELIZ QUE DEUS LHE ABENÇOE MUITO