terça-feira, 9 de junho de 2009

A HISTORIA DE MOISES


O garoto salvo das águas - Ex 2.1-10


Um homem e uma mulher da tribo de Levi casaram. A mulher ficou grávida e deu à luz um filho. Ela viu que o menino era muito bonito e então o escondeu durante três meses. Como não podia escondê-lo por mais tempo, ela pegou uma cesta de junco, tapou os buracos com betume e piche, pôs nela o menino e deixou a cesta entre os juncos, na beira do rio.A irmã do menino ficou de longe, para ver o que ia acontecer com ele. A filha do rei do Egito foi até o rio e estava tomando banho enquanto as suas empregadas passeavam ali pela margem. De repente, ela viu a cesta no meio da moita de juncos e mandou que uma das suas escravas fosse buscá-la. A princesa abriu a cesta e viu um bebê chorando. Ela ficou com muita pena dele e disse: —Este é um menino israelita. Então a irmã da criança perguntou à princesa: —Quer que eu vá chamar uma mulher israelita para amamentar e criar esta criança para a senhora? —Vá—respondeu a princesa. Então a moça foi e trouxe a própria mãe do menino. Aí a princesa lhe disse: —Leve este menino e o crie para mim, que eu pagarei pelo seu trabalho. A mulher levou o menino e o criou. Quando ele já estava grande, ela o levou à filha do rei, que o adotou como filho. Ela pôs nele o nome de Moisés e disse: —Eu o tirei da água.

Moisés e a Sarça em chamas- Ex 3.1-22
Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro, o sacerdote de Midiã. Um dia Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Sinai, o monte sagrado.
Ali o Anjo do SENHOR apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Moisés viu que o espinheiro estava em fogo, porém não se queimava.
Então pensou: “Que coisa esquisita! Por que será que o espinheiro não se queima? Vou chegar mais perto para ver.”
Quando o SENHOR Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse: —Moisés! Moisés! —Estou aqui—respondeu Moisés.
5 Deus disse: —Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado. E Deus continuou:
—Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Aí Moisés cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus.
Então o SENHOR disse: —Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo.
Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.
De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.
Moisés perguntou a Deus: —Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel?
Deus respondeu: —Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.
Porém Moisés disse: —Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele?” Aí o que é que eu digo?
Deus disse: —EU SOU QUEM SOU. E disse ainda: —Você dirá o seguinte: “EU SOU me enviou a vocês.
O SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês. Este é o seu nome para sempre, e assim ele será lembrado por vocês em todos os tempos.”
Depois Deus disse: —Vá, reúna os líderes do povo de Israel e diga que eu, o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, apareci a você e ordenei que lhes dissesse: “Tenho visto a sua situação e sei o que os egípcios estão fazendo com vocês.
Eu resolvi tirá-los do Egito, onde estão sendo maltratados. E vou levá-los para uma terra boa e rica, a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus.”
—O meu povo ouvirá o que você vai dizer. Depois você e os líderes do povo de Israel irão falar com o rei do Egito. Digam a ele: “O SENHOR, o Deus dos hebreus, apareceu a nós. Agora deixe-nos ir para o deserto, a uma distância de três dias de viagem, para oferecer sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus.”
Eu sei que, se o rei do Egito não for obrigado, ele não deixará vocês irem embora.
Por isso eu vou usar o meu poder e fazer coisas terríveis para castigar os egípcios. Depois disso o rei deixará que vocês saiam do Egito.
—Eu farei com que os egípcios respeitem vocês. E, quando vocês saírem, não irão de mãos vazias.
Cada mulher israelita deverá pedir às mulheres egípcias que estiverem morando na casa dela ou que sejam suas vizinhas que lhe dêem objetos de prata e de ouro e roupas com que vocês vestirão os seus filhos e as suas filhas. E assim vocês tomarão as riquezas dos egípcios.

26 comentários:

Anônimo disse...

olha essa é a minha historia favorita e vcs escreveram ficou otima

Anônimo disse...

essa historia é muito legal; gostei muito

Anônimo disse...

essa história é mt legal.

Anônimo disse...

Parabens, palavras usadas com sabedoria... DEus os abençõe!

Unknown disse...

Muito bom esse site! Q Deus te abençõe poderosamente!!

coisa de criança disse...

valeu lael

jucelia disse...

A historia de Moises põe a todos para refletir como e imenso o trabalhar de Deus em nossa vida ...linda eu mim apaixono cada vez que a leio.

Anônimo disse...

Amo essa historia, pois a mesma nos mostra que DEUS tem um projeto em nossas vidas, assim como teve na vida de Moisés ELE tem tambem nas nossas... Continuem assim!caprichando

Lidiane disse...

Louvado Seja o Senhor q nos faz triunfar em Cristo!!!

Anônimo disse...

essa historia e bem legal,mas nao tem tudo o que eu preciso!

luise disse...

mto linda

Anônimo disse...

Eu amei esse texto de Moisés...
Eu até fiz um trabalho com esse texto...
Continuem assim e que vocês nunca desistam fiquem com DEUS!!!

Yossef Miss.Capelão disse...

Olá a paz do senhor a todos.Esta é uma historia de sofrimento e tbm, de ousadia daquele que ouviu Deus.Imaginem o que se passou na cabeça de Moises ao voltar ao Egito de depois de sua saida ou fulga,tambem uma história de fé.

Miss.capelão: Yossef(josé) R.J/Bangu.

Anônimo disse...

E uma historia muito linda como prova de peseverança e fé muitos nos dias de hoje deveria seguir o exemplo de Moises que clamou e ajudou um povo sofredor que estava perecendo mais cada um quer so pensar em si proprio é muito triste saber que um irmão esta sofrendo e não ajudar vamos nos unir mjais para vencermos o inimigo como Moises Venceu bjus a todos Pra Mara

Anônimo disse...

essa História põe muitas pessoas para refletir, porque além de nos ensinar q devemos ficar sempre na perseverança esperando no SENHOR DEUS de Israel, nos mostra o significado da palavra amor incondicional de DEUS para com o homem...

Unknown disse...

EU SOU IGUAL A VC, SOU UMA SERVA DO DEUS VIVO E TENHO VONTADE DE TER UM BLOG PARA TRNSMITIR A PALAVRA DE DEUS, MAS Ñ SEI FAZER, JÁ TENTEI VARIAS VEZES , MAS Ñ CONSEGUIR, AQUI Ñ TEM QUEM POSSA ME ESNIBAR, ME AJUDE A ORGANIZAR UM BLOGGER PARA DEUS. QUERO USAR A INTERNET EM PROL DO REINO DE DEUS ASSIM COMO VC.DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO.

Unknown disse...

EU SOU IGUAL A VC, SOU UMA SERVA DO DEUS VIVO E TENHO VONTADE DE TER UM BLOG PARA TRNSMITIR A PALAVRA DE DEUS, MAS Ñ SEI FAZER, JÁ TENTEI VARIAS VEZES , MAS Ñ CONSEGUIR, AQUI Ñ TEM QUEM POSSA ME ESNIBAR, ME AJUDE A ORGANIZAR UM BLOGGER PARA DEUS. QUERO USAR A INTERNET EM PROL DO REINO DE DEUS ASSIM COMO VC.DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO.

Anônimo disse...

ah nao entendi nada muito bem infelizmente nao e oque procuro
tchau.

Anônimo disse...

Muito legal e bem organizado esse site , adorei , muito fofo! E produtivo... (:

Unknown disse...

amo tudo que se relaciona na area infantil gosto de contar historinhas,falar embora não levo muito jeito,mas faço o que gosto e o pouco que sei.amei sua historinha.a paz do senhor seja sempre contigo.irmã cidinha se quizer me mande email cidinhamartins8@hotmail.com

Anônimo disse...

gostei desse cantinho dos professores vou educar mais meus alunos

Anônimo disse...

olha só vou entrar nesse site agora pos eu vou apreder e meus alunos tanbem a istoria de moises é muito boa eu ameiiiiiiiiiii esse site

Unknown disse...

Paz do Senhor Jesus pra todos. Sou missionária de criança e vendo esta pág, fiquei muito grata,por terem líderes com o propósito de ajudarem as crianças a entenderem que Jesus é o único caminho e amigo de cada um,vemos 2 histórias quase parecida que é de Moisés e do Senhor Jesus.Vale apena de poder falar desta linda história.Obrigada queridas,por ter esta página aberta.Deus os abençoe,poderosamente,abraços pra todos, e o meu nome é Sunamita Eller

Unknown disse...

Ficou bom mesmo! O evangelho de Jesus precisa servos comprometidos assim como vocês. Parabéns!

Unknown disse...

Ficou bom mesmo! O evangelho de Jesus precisa servos comprometidos assim como vocês. Parabéns!

Unknown disse...

Boa tarde na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Essa é uma história que gosto muito de ouvir e contar, pois desde muito criança meus pais já me ensinaram e sempre bom poder ver contada de outra maneira sem perder o foco que é anunciar o cuidado de Deus para com os seus.

Deus lhe abençoe abundantemente.

Evang. Daniel