quarta-feira, 24 de junho de 2009

COMO PREPARAR UMA BOA AULA PARA CRIANÇAS NA EBD?

Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele - Provérbios 22.6

A resposta é: ame-as, e você estará apto a ser um bom mestre!
Se você tem amor pelas crianças, saberá usar sua criatividade, e realizar atividades condizentes com a idade delas.

Procure sempre ser alegre nas aulas e tratar a elas com carinho, respeito e consideração. Elas vão retribuir!
Utilize recursos didáticos:
Coros relacionados com o ensino bíblico, de forma a fixar a lição.

Atividades simples (como dobraduras, pintura, pequenos exercícios) – você obtém algumas gravuras e atividades em www.ebdonline.com.br/gravuras.htm.

Ensine oração para as crianças (você fala, elas repetem).
Cartazes e outros recursos visuais (veja a seção de fantoches).
Memorização do versículo bíblico.

Quanto ao que ensinar – ensine a Bíblia!

Observo que não sou contra contar estórias para crianças na EBD (especialmente os pequeninos – abaixo de 5 anos), mas o ideal é relatar e ensinar sempre assuntos diretamente relacionados à história bíblica.

Comece ensinando Gênesis (a criação, a queda, etc.), seguindo uma seqüência lógica. Em datas especiais (Natal, Páscoa, etc.) ensine a relação do evento com a Bíblia.

Uma dica preciosa: não se preocupe em ensinar demais, fatos, números, detalhes, etc. Ensine objetivamente, uma coisa de cada vez, reforçando o tema.

Ore, pedindo sabedoria no ensino. Ame seus alunos, crie um ambiente propício para o aprendizado na classe e você será um (a) bom (a) professor (a)!

Texto: Júlio César Zanluca

13 comentários:

Patrícia Breitzkreitze disse...

A Paz do Senhor seja convosco.
Sou professora de crianças em minha igreja (Igreja Batista Regular em Uberlândia) desde os 15 anos e agora estou com 26. Sempre procurei inovar, ter mais criatividade porque hoje em dia o mundo tem oferecido muitas "oportunidades diferentes" e a igreja precisa sempre estar a frente e mostrar o AMOR de DEUS por todos. Amo trabalhar na obra de Deus e principalmente com crianças e que inclusive são deficientes fisicamente. Deus tem me mostrado que quando queremos podemos ir muito além e sempre tento encontrar materiais diferenciados e cada vez mais enriquecidos da palavra de Deus. Obrigada pelo site e por tantas dicas. Tenho até inovado na EBD da minha igreja e sei que com a graça e misericórdia de Deus, este site continuará sendo um instrumento para aqueles que verdadeiramente querem ser obreiros aprovados para a boa obra. PARABÈNS!!!!!

cleziane souza disse...

aiiiii que bom!!!!!!!!!!!esse site tem tudo que eu estava procurando.Deus te abençoe mais ainda!!!!

Unknown disse...

Obrigada amada irmã eu amei este site e me ajudou muito. Deua a abençoe.

Irma Eliane disse...

A PAZ DO SENHOR A TODOS!!! QUANDO COMECEI A 01 ANO ATRÁS ESTE SITE ME AJUDOU MUITO E ATÉ HOJE CONTINUA AJUNDANDO... PARA AS IRMÃS QUE ESTÃO COMEÇANDO AGORA A PRIMEIRA COISA QUE DEVE FAZER É ORAR AO SENHOR E TER MUITO AMOR PRA DAR AS NOSSAS CRIANÇAS. BEIJOS À TODAS E DEUS ABENÇOE...

Unknown disse...

A Paaz do Seenhor , Teenho 12 Anos e estou meio insegura em daar aulaas as criançaas , gosto muito delas , faço parte da I Igreja Batista em Apuarema , e eu gostaria de saber se vocês poderiam me dar algumas dicas ?

Obrigada , A Paz esteva convosco!

Wellyka Paula disse...

Pazzz do Senhor kerida!!!
ameeeeii o seu site...
tem tanta coisa interessante!!
Sou professora da EBD e gosto da criativida...aki é o q ñ falta,vou usa-lás com certeza!!
Muito obrigada por ter criado esse site, é uma benção!!!
ki Deus continue te abençoando muito,muito...mais!!
bjokas...fike na Pazz do nosso Senhor Jesus!!

coisa de criança disse...

deixemj o email para a gente se comunicar

Unknown disse...

oi irmã, a paz do senhor!RS comecei sabado a dar aulas pras crianças na minha igreja;"Igreja Pentecostal A Voz do Evangelho",e tenho medo por não conseguir talvez plantar a semente que Deus nos mandou plantar...Se puder poderia me dar umas dicas??!! Tenho facilidade em lidar com adolescentes,jovens,mas com crianças é minha 1ª vez e se sabe né irmã o medo entr mas creio que Deus nos capacita se puder e pela misericordia de Deus, me ajude rsrsr meu e-mail,orkut e msn é tudo o mesmo end me add la pra conversarmos ta bom nanesanttos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

a paz estou começando a ciudar das crianças da minha congregaçao e fiquei super feliz com este site,ele esta me ajudando muito deus abençoe

Unknown disse...

A paz do Senhor irmã !!!
fui convidada pela lider do departamento infantil e aceitei o convite pois sei que vem de Deus, mas confesso que estou com medo , mesmo sabendo que o Senhor me capacitará, por favor me ajude dando-me dicas e como começar a ganhar a confiança e o respeito deles, tbm algumas dicas de dinamicas e brincadeiras ,aqui está o meu e-mail é lidiane.chacon1@hotmail.com , beijos que Jesus continue te abençoando !!!!!

talita disse...

gostaria de material para trabalhar com as crianças na minha igreja (igreja biblica santa quiteria Ceará)

Anônimo disse...

A paz do Senhor, tenho 17 anos e essa semana vou começar ajudar a responsável pelas crianças e adolescentes da minha igreja e ela já disse pra mim dar a aula para os pequenos nesse Domingo.Eu nunca dei aula, mesmo sendo crianças estou com medo mas creio q se Deus me colocou Ele tmb irá me capacitar.Preciso de algumas dicas aq esta meu e-mail: thais_ma_dureira@hotmail.com

Unknown disse...

Oi tenho 18 anos e quero começar a dar aula com os filhos da vizinha em casa,pra mim começando a obra do Senhor.Em nome de Jesus vou conseguir apesar deles dlserem catolicos. Me passem mais dicas no meu e-mail eu vou amar 😻 meu e-mail:larissasousa1820@gmail.com